Categorias: Saúde

Secretária Tatiana Medeiros confirma para maio inaugurações da UPA e Hospital da Criança

PUBLICIDADE

Secretária Tatiana Medeiros confirma para maio inaugurações da UPA e Hospital da Criança

A secretária de Saúde de Campina Grande, Tatiana Medeiros, confirmou para o próximo mês a inauguração de dois grandes serviços públicos de saúde para a população do município: no dia 12 será entregue a primeira UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) de porte 3 da Paraíba e no dia 31, o Hospital da Criança e do Adolescente, que será inaugurado depois de 40 anos do fechamento do último hospital público da cidade. Em relação à UPA, os profissionais que foram aprovados na seleção pública estarão apresentando a documentação até a próxima quinta-feira, 19, e posteriormente serão submetidos a uma treinamento.

A UPA de Campina Grande funcionará na avenida Manoel Tavares, no bairro do Alto Branco, com especialistas nas áreas de Ortopedia e Traumatologia, Clínica Médica, Pediatria e Odontologia, 24 horas por dia, e com uma capacidade para 450 atendimentos diários. O serviço irá atender aos pacientes que não têm como ir às unidades básicas de saúde à noite ou nos finais de semana, em casos de baixa e média complexidades. Pacientes mais graves também serão atendidos pela UPA, através da regulação do SAMU Regional de Campina Grande, explica a secretária Tatiana Medeiros.

O Hospital da Criança e do Adolescente, que será dirigido pelo médico Fausto Teixeira Cavalcante, terá capacidade inicial para 70 leitos e fará atendimento de casos clínicos eletivos e de urgência, sendo, posteriormente, transformado em um hospital geral. De acordo com o projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde, na primeira fase de implantação, o hospital disporá de 80 leitos, sendo 70 divididos por faixa etária, UTIs neonatal e infantil e 10 para observação.

Na segunda fase, o Hospital Municipal da Criança e do Adolescente passa a realizar cirurgias eletivas nas áreas de cirurgia geral, cirurgia pediátrica, cirurgia do aparelho digestivo e coloproctologia, cirurgia vascular, ortopedia (pacientes não traumáticos), cirurgia de cabeça e pescoço, ginecologia e urologia. Na terceira etapa, o serviço vai oferecer internações reguladas pela UPA e SAMU, com 30 leitos para internação, sendo 10 masculinos, 10 femininos e 10 de Terapia Intensiva.

Antes da UPA e do Hospital da Criança, no dia 24 deste mês será inaugurado o Laboratório do Povo, que vai agilizar a entrega dos exames para até 48 horas e sem a necessidade de marcação. O projeto conta com três laboratórios, instalados no ISEA (Instituto de Saúde Elpídio de Almeida), Centro de Saúde Dr. Francisco Pinto, no centro da cidade, e Serviço Municipal de Saúde, no bairro da Prata, além de dez postos de coleta em diversas UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família) e Centros de Saúde.

A secretária Tatiana Medeiros explicou que, instalado o Laboratório do Povo, no momento em que o paciente receber a prescrição do exame feita pelo médico da UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) ou Centro de Saúde, poderá se dirigir imediatamente ao posto de coleta no próprio local ou na unidade de saúde mais próxima, sem a necessidade da marcação do exame, complementou.

 

 

 

Ascom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Westin Porto de Galinhas: PB Agora conhece de perto o refúgio do bem-estar e vida saudável no paraíso tropical nordestino

Bem estar, saúde e harmonia com a natureza. Fugir do comum e viver o extraordinário.…

27 de novembro de 2024

Após perda de dois deputados, oposição articula reunião com Efraim e Veneziano para conter debandada no bloco na ALPB

O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado George Morais (União Brasil),…

27 de novembro de 2024

Quase 20 partidos ratificam apoio a candidatura de Hugo Motta à presidência da Câmara; veja desafios e pautas “bombas”

Candidato oficial de Arthur Lira (PP-AL) na disputa pela sucessão da presidência da Câmara, o…

27 de novembro de 2024

Jhony Bezerra diz ser contra escala 12×36 para Enfermagem e anuncia que buscará consenso com profissionais

O futuro diretor-superintendente da PB Saúde revelou ser contra a implantação da escala 12 por…

27 de novembro de 2024

Emerson Panta é cotado para assumir secretaria de Saúde de Santa Rita a partir de 2025

Em entrevista nesta quarta-feira (27), a deputada estadual Jane Panta (PL), que também é a…

27 de novembro de 2024

Presidente da ALPB revela que transita bem com todas as correntes políticas da PB e lembra boa relação com Cássio

Horas depois de ser reeleito ontem (26), por antecipação e unanimidade, o presidente da Assembleia…

27 de novembro de 2024