A Paraíba o tempo todo  |

Serviço de Inspeção intensificará fiscalização em Patos

 Equipes do Serviço de Inspeção Municipal (Sim) intensificará em Patos, o trabalho de fiscalização, mapeamento e controle de qualidade dos produtos de origem animal e vegetal que são comercializados para pequenas, médias e grandes empresas. O objetivo da ação é monitorar e avaliar os produtos que são oferecidos aos consumidores.

 

Segundo a médica veterinária Cláudia Soares, que faz parte da equipe de fiscalização, o serviço vinculado à secretaria de Agricultura do município já cadastrou cerca de vinte distribuidores que comercializam produtos para os estabelecimentos comerciais. “O trabalho de divulgação, no sentido de conscientizar os produtores da importância de ter o cadastro junto ao serviço de inspeção já foi concluído e, neste momento, buscamos ampliar este número de comerciantes cadastrados, uma vez que sabemos que muitos realizam a atividade, porém, não possuem cadastros. Essa medida é importante porque fortalecerá a qualidade de cada produto dentro do mercado local”, disse.

 

O trabalho de fiscalização será iniciado pelos produtores que possuem cadastros e, posteriormente, será ampliado de forma geral para os que ainda não declararam atividade, sob-risco, de notificação em caso de irregularidade. O comerciante ou distribuidor que possuí cadastro atualizado no Serviço de Inspeção Municipal (Sim), ganha além do benefício de reconhecimento da regularidade junto ao serviço de fiscalização, um selo que certifica a qualidade do produto, o que possibilita a comercialização dos produtos para outros municípios e fora do estado sem qualquer restrição pelos órgãos de controle.

 

A fiscalização é feita pelas equipes em duas etapas, primeiro pela coleta de informações sobre o produto e sua origem e, segundo por uma visita da equipe no local de produção e comercialização. O selo certificando a qualidade do produto só pode ser emitido pelo serviço após a observação e o cumprimento de todos os critérios exigidos.

 

Ascom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe