A Paraíba o tempo todo  |

SES inaugura novas instalações do Cedmex nesta sexta-feira

SES inaugura novas instalações do Cedmex, Central de Regulação e Tratamento Fora de Domicílio, nesta sexta-feira

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai inaugurar, às 8h30 desta sexta-feira (10), as novas instalações da Central de Atendimento aos Usuários do Centro de Dispensação de Medicamentos Excepcionais (Cedmex), da Central Estadual de Regulação de Alta Complexidade (Cerac) e do Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Os três serviços já estão funcionando, desde a última quarta-feira, no prédio anexo ao Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), na Avenida Jesus de Nazaré, no bairro Jaguaribe.

A SES reformou o prédio e adquiriu mobiliário e equipamentos novos para que o atendimento aos usuários melhorasse. Na nova unidade do Cedmex, foram adquiridos painéis eletrônicos, para organizar o atendimento. Todas as salas foram climatizadas e o local ganhou um circuito interno de TV.

Cedmex – O Cedmex disponibiliza medicamentos de uso contínuo e de alto custo para pacientes transplantados e com doenças crônicas ou raras, como osteoporose, mal de Alzheimer, asma, esquizofrenia, mal de Parkinson e epilepsia, entre outras. No ano passado, o Governo do Estado aumentou em 39% o investimento em medicamentos excepcionais, em comparação a 2008. Foram investidos cerca de R$ 60 milhões, sendo quase a metade recursos do Tesouro do Estado e a outra parte do Ministério da Saúde.

O número de pacientes recebendo medicação passou de 27.336 (2008) para 39.343 (2009). A sede do Cedmex está localizada na Avenida Capitão José Pessoa, no bairro de Jaguaribe, na Capital. O Cedmex mantém centrais de atendimento aos usuários nas 12 gerências regionais de saúde, espalhadas pelo Estado.

TFD – O benefício do Tratamento Fora de Domicílio, garantido pelo Estado, cobre despesas de deslocamento, alimentação e acomodação para pacientes e acompanhantes que precisem sair da Paraíba para atendimento médico especializado de diagnose, terapia ou cirurgias em alta complexidade, prestados pela rede pública de saúde ou unidades conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), em outros Estados. O deslocamento de pacientes para tratamento médico dentro do Estado da Paraíba é de responsabilidade dos gestores municipais de saúde. O tratamento de saúde em unidades fora do Estado é agendado pela Central Estadual de Alta Complexidade (Cerac).

 

 

Secom PB

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe