Categorias: Saúde

SES libera vacinação de todos os grupos prioritários contra a influenza A

PUBLICIDADE

Estado tem mais de 720 mil doses de vacina e optou pela antecipação do calendário de imunização, a partir da próxima segunda-feira

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) decidiu liberar a vacinação contra a influenza pandêmica A (H1N1) para todos os oito grupos prioritários. A partir desta semana, qualquer pessoa que esteja dentro dos critérios da campanha (profissionais de saúde; índios; gestantes; crianças de 6 meses a 2 anos; doentes crônicos, incluindo os idosos, e jovens e adultos entre 20 e 39 anos) poderá procurar um dos 1.007 postos de saúde distribuídos nos 223 municípios, mesmo que a data de sua vacinação já tenha passado ou ainda não tenha chegado. O Estado tem mais de 720 mil doses disponíveis e, por isso, antecipou a vacinação.

O coordenador estadual da Imunização, Walter Albuquerque, explicou que a Paraíba foi o primeiro Estado a decidir pela antecipação da vacinação e o fato foi comunicado ao Ministério da Saúde.

“Temos vacinas em nossos postos e queremos evitar que as pessoas que estão buscando por elas, voltem para suas casas sem serem atendidas, somente porque precisam seguir um calendário. Até esta quinta-feira, a Paraíba era o sétimo Estado que mais tinha vacinado contra a gripe (mais de 172 mil pessoas), mas ainda há muita gente que precisa ser imunizada. A meta é vacinar pelo menos 80% de uma população estimada em 1.750.172 paraibanos”, explicou.

A campanha teve início no dia 8 de março e se estende até dia 21 de maio. Até agora, foram disponibilizadas vacinas para cinco grupos: trabalhadores da saúde, indígenas, gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos de idade e doentes crônicos. Quem faz parte de um deles e ainda não foi imunizado deve tomar a vacina o mais rápido possível.

 

Vacinados – Segundo o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), a Paraíba vacinou 48.514 profissionais de saúde (superando a meta que era 37.700 pessoas desse grupo); 11.527 dos 12.716 índios estimados; 19.829 gestantes, de um total de 69.322; 50.182 doentes crônicos de uma população estimada em 197.104; 42.821 crianças das 91.328 que devem ser imunizadas e apenas 15 adultos dos 802.434 que deverão receber a vacina.

Novas doses – A SES recebeu mais 720 mil doses da vacina, que só serão distribuídas depois do feriado da Semana Santa. Walter Albuquerque lembrou que os municípios precisam atualizar o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI). “Até o dia 30, 117 municípios da Paraíba atualizaram as informações no PNI. Só podemos enviar novas doses, quando o município informar no Sistema que as pessoas estão se vacinando, caso contrário a gente deduz que há doses sobrando”, explicou.

 

Saúde

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Porta voz das Forças de Defesa de Israel comenta a morte do mentor dos ataques de 7 de outubro: “Hoje o mundo está mais seguro”

As FDI (Forças de Defesa de Israel) e a Força Aérea confirmaram, na tarde desta…

18 de outubro de 2024

PF deflagra nova operação para combater aliciamento de eleitores em JP e Cabedelo; presidente da CMJP é um dos alvos

A Polícia Federal deflagrou novas operações, na manhã desta sexta-feira (18), para combater o aliciamento…

18 de outubro de 2024

Júri popular de acusadas de matar bebê no Sertão da PB deve ocorrer hoje

Pelo cronograma da justiça paraibana, deve ocorrer nesta sexta-feira (18), às 9h, o júri popular…

18 de outubro de 2024

Detentos tentam cavar buraco para fugir de presídio na cidade de Bayeux

Uma tentativa de fuga foi registrada ontem (17), na cadeia pública de Bayeux, localizada no…

18 de outubro de 2024

IFPB abre vagas de estágio em diversas áreas; inscrições vão até 22 de outubro

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) anunciou a abertura de um processo seletivo para a…

18 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024