Categorias: Saúde

SES-PB distribui 65.596 doses de vacina contra covid-19 neste domingo

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza, neste domingo (4), a distribuição de 65.596 doses de vacinas contra a covid-19 para 221 municípios paraibanos. Os imunizantes são para avançar com a cobertura vacinal dos adultos entre 18 e 59 anos, que ainda não tomaram a primeira dose (D1). As vacinas são referentes à 28ª Pauta de distribuição, que conta com 29.226 doses da Pfizer/Comirnaty e 36.370 da Janssen, que é aplicada em dose única. 

As doses chegaram à Paraíba no fim da tarde deste sábado (3) e, como de costume, segue com a separação baseada no quantitativo populacional e distribuição por malha aérea e terrestre para os municípios paraibanos em até 24h. A SES também recebeu 52.750 doses da vacina Astrazeneca, que será distribuída no momento da aplicação da segunda dose.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, a distribuição das vacinas permanece célere e se faz necessário que os municípios adotem estratégias eficazes para avançar nos grupos por idade. “Conforme Resolução CIB, do último dia 23 de junho, foram ajustados os critérios de distribuição para contemplar a faixa etária acima dos 18 anos até os 59 anos de idade. Orientamos aos municípios que a vacinação deve ser realizada de forma decrescente, avançando por idade para que seja atingida toda população adulta” explica o secretário. 

Até o momento a campanha de vacinação conta a covid-19 na Paraíba já contemplou os seguintes públicos: idosos (60 anos ou mais) residentes em instituições de longa permanência, pessoas a partir de 18 anos com deficiência institucionalizadas, povos indígenas vivendo em terras demarcadas, idosos, trabalhadores de saúde, força de segurança, salvamento e forças armadas, quilombolas, pessoas com comorbidades, trabalhadores portuários, do transporte Aéreo, da Educação, pessoas em situação de rua, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e a faixa etária de 18 a 59 anos. 

Geraldo alerta que “o cidadão que faz parte de grupos já abertos e que não tenha ainda recebido o imunizante não poderá ficar sem acesso à vacinação. A campanha de vacinação é contínua e o acesso deve ser garantido pela gestão de cada município”.

A vacinação contra covid-19 iniciou em 19 de janeiro de 2021 e pretende vacinar todos os adultos acima de 18 anos, uma população estimada de 2.981.502. Até este sábado já foram informadas pelos municípios a aplicação de 1.834.443 doses, o que possibilitou uma cobertura vacinal de 17,75% dos adultos.

Da Redação com Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mersinho sugere que João Azevêdo decida seu futuro político já em 2025: “Ele tem que tomar essa decisão”

O governador João Azevêdo (PSB) vai ou não candidatar-se ao Senado? Essa talvez seja a…

29 de novembro de 2024

“Galdino está mais do que pronto para 2026”, diz Felipe Leitão ao endossar candidatura ao governo

O deputado estadual Felipe Leitão, que assumirá a vice-presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB)…

29 de novembro de 2024

Rômulo Dantas adere e Dinho passa a contabilizar 23 vereadores no apoio à sua reeleição

O vereador eleito Rômulo Dantas (Mobiliza) anunciou apoio, nesta sexta-feira (29), ao projeto de reeleição…

29 de novembro de 2024

Mersinho revela que seu nome é lembrado para a majoritária em 2026, mas seu foco é reeleição

O deputado federal Mersinho Lucena (PP) revelou, nesta sexta-feira (29), que seu nome tem sido lembrado para…

29 de novembro de 2024

Sedurb cumpre TAC que determina ordenamento do comércio informal na orla da capital, entre outras medidas

A Prefeitura de João Pessoa, em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado…

29 de novembro de 2024

JP e CG lideram número de casos confirmados de HIV e Aids na Paraíba;

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nessa quinta-feira (28), o novo Boletim Epidemiológico…

29 de novembro de 2024