A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Atenção Especializada, está promovendo qualificação para gerentes, enfermeiros e técnicos de enfermagens de UTI – Covid e não Covid de 10 unidades de saúde, entre hospitais e maternidades do estado.
Os profissionais que estão sendo qualificados por meio dos cursos on-line são dos Hospitais Regionais de Cajazeiras; Sousa; Pombal; Piancó; Guarabira; Hospital Geral de Mamanguape; Maternidade Frei Damião, da capital e, em Patos, são três unidades: a Maternidade, o Hospital Regional e o Infantil. Os demais serviços ficarão para uma segunda etapa da qualificação.
“A qualificação iniciou como um projeto piloto, mas está dando tão certo, uma vez que os hospitais estão melhorando a assistência e, com isso, os profissionais percebem que há incentivo pessoal, que vai permanecer enquanto houver necessidade”, disse o instrutor e responsável pelo curso, médico João Batista Rodrigues.
Uma das participantes da capacitação é a enfermeira e coordenadora de enfermagem da UTI do Hospital de Mamanguape, Jaciane Honorio. Segundo ela, o curso traz vantagens para todos os envolvidos. “Para os profissionais, a padronização da assistência a ser prestada, e para os pacientes os ganhos são ainda maiores, já que recebem uma atenção mais segura, com o mínimo de danos possíveis”, pontuou.
A qualificação acontece todas as terças-feiras, das 14h às 16h30. Dentro do tema Covid-19, estão sendo vistos assuntos como ventilação mecânica; protocolos voltados para a Covid e uso de equipamentos de proteção individual (EPI), a exemplo de capote, máscara, touca, luva e máscara de proteção facial (face shield) e paramentação e desparamentação. Além disso, também participam da qualificação profissionais que trabalham em UTI geral, ou seja, que não recebe pacientes com Covid.
Dia da Enfermagem – Para comemorar o Dia Internacional da Enfermagem (12 de maio), a SES promoverá uma programação das 9 h às 18h, de forma on-line, nesta mesma data. Serão apresentados sete temas relacionados a Enfermagem, a exemplo de desafios e perspectivas na educação desse profissional; segurança do paciente, no cenário de UTI e o trabalho da enfermagem no contexto da crise social, política, econômica e sanitária.
PB Agora
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…