Após uma explosão de casos, oito das 27 unidades federativas brasileiras já estão com tendência de queda consolidada no número de casos de dengue. Estão em queda o Acre, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Piauí, Roraima e Distrito Federal. Os números foram divulgados nesta terça-feira (03) pelo Ministério da Saúde. Além dos oito estados em “tendência de queda consolidada” e 12 estão em “tendência de estabilidade”. A Paraíba está em tendência de estabilidade.
De acordo com o Ministério da Saúde, até agora foram registrados 2.624.300 casos prováveis de dengue em todo o país em 2024. O último levantamento da doença, divulgado nesta terça, indica ainda que 991 pessoas morreram por causa da dengue, e que outras 1.483 mortes estão em investigação.
Apesar do cenário, o Ministério da Saúde diz que é preciso continuar a vigilância contra a doença.
“Ainda requer atenção, precisamos que as pessoas continuem dedicando dez minutos contra a dengue, olhando os possíveis focos da larva. ainda é momento de acompanhamento”, alertou a secretária.
O governo informou que é preciso cautela, uma vez que os estados em tendência de estabilidade podem ter crescimento ou queda nos números. E que mesmo nos estados com tendência de queda as pessoas devem continuar combatendo os focos do mosquito nas suas casas.
O Ministério da Saúde diz que já foram distribuídas 1.235.119 doses de vacinas contra a dengue aos estados. Até o dia 25 de março, os municípios registraram a aplicação de 663.338, o que representa 53,71% das doses encaminhadas.
Recentemente, o Ministério da Saúde ampliou a imunização para 165 municípios que serão contemplados com doses da vacina contra a dengue. O número anunciado anteriormente foi de 154 municípios, mas, segundo o diretor, houve um equívoco da pasta no cálculo.
Redação