Categorias: Saúde

Urologista diz que preconceito leva muitos homens a pensar que não vão adoecer

PUBLICIDADE

Em 15 de julho é celebrado, no Brasil, o Dia do Homem. Entretanto, essa mesma data é comemorada por muitas nações do exterior no dia 19 do mês de novembro. Ambas as datas têm o propósito de chamar a atenção da sociedade para problemas e circunstâncias que possam atingir, em especial, o sexo masculino. Sobre esse tema o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia na Paraíba, Emerson Medeiros, falou sobre a simbologia das datas e dos cuidados que os homens devem ter com sua saúde.

No Brasil, a data foi proposta pela Ordem Nacional dos Escritores em 1992. Desde esse ano, as atenções para tal data vêm se tornando crescentes, sobretudo por parte de autoridades políticas e por núcleos de especialistas na saúde do homem. Em se tratando do tema da saúde do homem, o médico Jerome Teelucksingh, de Trinidad e Tobago, tendo em vista exatamente pôr em destaque a saúde do gênero masculino à comunidade internacional, propôs à Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999, que fosse criado um dia para tal objetivo.

O dia escolhido foi 19 de novembro. Desde o início do século XXI, muitas campanhas vêm sendo feitas em vários países com o objetivo de conscientizar os homens da importância de cuidarem de seu corpo e de sua saúde. Um exemplo desse tipo de conscientização diz respeito ao câncer de próstata, que atinge grande parcela da população masculina de todo o mundo. Outras doenças relacionadas com o uso do tabaco e de bebidas alcoólicas também são colocadas em questão na oportunidade desse dia.

Para o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia na Paraíba, Emerson Medeiros, a data é muito importante. “O dia do homem tem importância para lembrar de toda a responsabilidade social que o homem tem presente na sociedade, dado que a maioria é chefe de família e dedica muito tempo ao trabalho, esquecendo por muitas vezes dos cuidados com a saúde e, desta forma, é bom relembrar a necessidade de adotar boas práticas de vida”, disse.

O urologista destaca ainda que a pouca procura dos homens por serviços médicos possui uma explicação na chamada “síndrome de super-homem”, que os leva a acreditar que são fortes e não vão adoecer. “Isso é uma coisa prejudicial dado que as pessoas não conseguem dar relevância aos cuidados com a saúde e é um problema a ser trabalhado”.

O urologista disse que um dos principais responsáveis por levar parte dos homens aos consultórios médicos é o acompanhamento da próstata, ainda que as construções sociais acerca do que é ser homem na sociedade e a heteronormatividade façam com que muitos tenham uma forte recusa em fazer o exame que detecta o câncer de próstata. De acordo com Emerson Medeiros, o acompanhamento deve acontecer a partir dos 40 anos, caso exista algum caso na família, e aos 45 anos, se não houver registros no histórico familiar.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Prefeito em exercício, Leo Bezerra autoriza reconstrução da creche ‘Ninho do Saber’, no Bairro das Indústrias

O prefeito em exercício de João Pessoa, Leo Bezerra, assinou ordem de serviço na manhã…

29 de novembro de 2024

CSP desiste de disputar elite do Campeonato Paraibano e Picuiense herda a vaga

A Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB) oficializou, nesta quinta-feira (28), a inclusão da Picuiense na…

29 de novembro de 2024

Botafogo-PB anuncia retorno do goleiro Saulo, bicampeão paraibano, para a temporada 2025

O Botafogo-PB confirmou a contratação do goleiro Saulo, que retorna ao clube após quatro anos.…

29 de novembro de 2024

Estudante da ECIT Maestro José Siqueira, em Conceição, ganha medalha de ouro na Maratona Tech, em Curitiba

O estudante Esley Pires, da ECIT Maestro José Siqueira, localizada na cidade de Conceição, conquistou…

29 de novembro de 2024

Vítima de acidente de ônibus em Cajazeiras tem braços amputados e está na UTI sob ventilação mecânica

O Hospital Regional de Cajazeiras (HRC) divulgou na manhã desta sexta-feira (29) o estado de…

29 de novembro de 2024

Cumprindo TAC, PMJP inicia reordenamento da orla removendo 30 estruturas que obstruíam passeio

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) deu início nesta quinta-feira (28) ao reordenamento do…

29 de novembro de 2024