A Paraíba o tempo todo  |

Só em 2024: Paraíba contabiliza cinco óbitos por dengue e já tem outros nove em investigação

A Secretaria de Estado da Paraíba (SES-PB) divulgou os dados atualizados do cenário epidemiológico das arboviroses no estado. O boletim registrou cinco mortes por dengue, quatro por chikungunya, e outros nove em investigação. Entre esses casos está o de suma idosa de 93 anos que deu positivo tanto para dengue quanto para chikungunya. Até o momento, foram registrados 10.901 casos prováveis dessas doenças em 2024.

Óbitos Confirmados em 2024:

Dengue: 5 óbitos confirmados
Camalaú – 24 anos, sexo feminino
Conde – 42 anos, sexo feminino
Campina Grande – 60 anos, sexo masculino
Cabedelo – 69 anos, sexo masculino
Campina Grande – 93 anos, sexo feminino
Chikungunya: 4 óbitos confirmados
Sapé – 57 anos, sexo masculino
João Pessoa – 1 ano e 4 meses, sexo feminino
Campina Grande – 93 anos, sexo feminino
Pirpirituba – 38 anos, sexo feminino
Óbitos em Investigação:

9 casos em investigação:
Monteiro, 56 anos, sexo feminino
Aparecida, 13 anos, sexo masculino
João Pessoa, 63 anos, sexo feminino
Logradouro, 2 anos, sexo feminino
Campina Grande, 19 anos, sexo feminino
Jacaraú, 3 meses, sexo masculino
Santa Rita, 42 anos, sexo masculino
João Pessoa, 54 anos, sexo feminino
São João do Rio do Peixe, 58 anos, sexo masculino

Além dos óbitos, o sistema registra 132 casos com sinais de alarme e gravidade. A maior parte desses casos é de residentes em João Pessoa, que registrou 85, seguido por outros municípios, incluindo Aguiar, Alhandra, Aparecida, Bayeux, Boa Ventura, Bonito de Santa Fé, Cabaceiras, Cabedelo, Camalaú, Campina Grande, Conde, Diamante, Guarabira, Monteiro, Pirpirituba, Poço Dantas, Pombal, Santa Luzia, Santa Rita, Sousa, Taperoá e Uiraúna.

Total de Casos Prováveis:

Dengue: 9.648 casos
Chikungunya: 1.199 casos
Zika: 54 casos
Dados Entomológicos:

No 2º levantamento, todos os 223 municípios paraibanos realizaram a pesquisa entomológica. Destes, 187 municípios (83,85%) estão em situação de alerta ou risco, enquanto 36 municípios (16,15%) estão em situação satisfatória.

Os dados são atualizados regularmente e estão sujeitos a alterações. A SES-PB continua monitorando a situação e implementando medidas para combater a propagação das arboviroses no estado. A população deve permanecer vigilante e adotar medidas preventivas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas doenças.

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe