O levantamento foi divulgado pela Secretaria de Saúde do Município nesta segunda-feira, 5.
O resultado do primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti de 2024 em Campina Grande foi de 4,4%, o que significa alto risco de proliferação das doenças transmitidas pelo mosquito. O levantamento foi divulgado nesta segunda-feira, 5, pela Secretaria Municipal de Saúde.
O LIRAa identificou que há focos do mosquito em 4,4% das residências vistoriadas. O levantamento foi realizado na última semana de janeiro e mais de 8 mil imóveis foram visitados. A maioria dos focos estavam em depósitos ao nível do solo. Ou seja, vasos, cisternas, caixas d’água no chão.
Dos 63 bairros vistoriados, 33 apresentaram alto índice, ou seja, superior a 4,0%. Os bairros com o maior número de focos foram Velame, Palmeira Imperial, Malvinas e Bairro das Cidades, onde foram encontradas larvas em 8,0% das residências.
Dois bairros apresentaram baixo risco com índice abaixo de 1,0%, que foram Catolé e Estação Velha, com resultado de 0,7%. Os outros 28 bairros tiveram índice entre 1,0% e 3,9% e isto caracteriza médio risco.
Em 2023, Campina Grande 706 casos de dengue notificados. Em janeiro de 2024, foram 32 casos. O país vive uma crescente no número de casos e isso exige da população mais combate e prevenção.
De acordo com a Vigilância Ambiental, a subida do LIRAa é comum no verão porque o ciclo de reprodução do mosquito é mais rápido nas estações quentes. Contudo, o resultado também indica que a população precisa prevenir e combater mais os focos do Aedes aegypti.
O Município tem investido no combate ao mosquito, adquirindo carros do tipo fumacê, novas motocicletas para os Agentes de Combate às Endemias e pagando o abono de produtividade aos agentes.
Redação
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…