Categorias: Saúde

TAC para organizar atendimento no SUS, em Guarabira, será assinado nesta 3ª

PUBLICIDADE

 Será assinado, nesta terça-feira (31), às 14h, na Promotoria de Justiça de Guarabira, o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que visa organizar o atendimento de saúde no município de Guarabira, para resolver entre outros problemas a superlotação no Hospital Regional e a retenção de macas do Samu e do Corpo de Bombeiros nos serviços de urgência e emergência. Dentre as medidas previstas no TAC está a implementação do projeto-piloto “Saúde no Lugar Certo”.

 

O projeto foi construído durante as reuniões promovidas pela promotoria com os gestores municipais e estaduais dos serviços de saúde. Essas reuniões integram o procedimento administrativo 3050/2017, instaurado em 31 de agosto, para apurar as falhas no sistema de atendimento do SUS, no município.

 

O projeto prevê os vários tipos de atendimentos que são dados aos pacientes no município, de modo a agrupá-los de acordo com uma cor de classificação de risco relacionada à gravidade do problema (azul, verde, amarela e vermelha) e a indicação dos serviços de referência para os atendimentos. Esse trabalho foi necessário para evitar, por exemplo, a superlotação de hospitais com demandas que podem e devem ser tratadas nas unidades de saúde dos bairros.

 

Segundo a 5ª promotora de Justiça em substituição, Andréa Bezerra Pequeno de Alustau, o escopo do projeto “Saúde no Lugar Certo” não é a classificação de risco em si e o tempo de espera para o atendimento, mas sim, conseguir melhorar os serviços de saúde de Guarabira, através da educação da população e dos profissionais de saúde para que procurem o serviço de saúde adequado ao tipo de problema médico. “Com isso, acreditamos que a demanda do hospital regional cairá cerca de 30%, impactando, inclusive, na diminuição da retenção de macas do Samu e dos Bombeiros, problema seriamente enfrentado em todo o Estado”, disse.

 

Ela destacou que “o sucesso do projeto está intimamente ligado ao diálogo de todas as esferas de poder: Prefeitura de Guarabira, através da Secretaria de Saúde, e do Governo do Estado, através do Hospital Regional e da UPA, além dos outros integrantes: Samu, Corpo de Bombeiros, 2a Gerência de Saúde, todos intermediados pela promotoria de saúde de Guarabira”.

 

Em relação ao problema da retenção de macas na UPA e no Hospital Regional, ficou conversado que será dada prioridade de atendimento ao Samu e ao Corpo de Bombeiros, a depender da classificação de risco dos pacientes, no prazo de 30 minutos e, caso não haja a liberação, será acionado os funcionários responsáveis pela solução do problema na unidade.

 

Triagem de pacientes
Segundo Andréa Bezerra, o paciente que chegar em determinada unidade de saúde com indicação para ser atendido em outra, passará pela triagem e classificação de risco e o responsável da área médica fará o seu devido encaminhamento para a unidade de saúde adequada para o seu caso, através do preenchimento da ‘ficha de referência e contrarreferência’, que será padronizada pelos integrantes do projeto.

 

Ficou definido que o formulário de triagem, referência e contrarreferência adotado para organizar o atendimento deverá conter os dados pessoais e clínicos dos pacientes, com a indicação da unidade básica de saúde de referência, de acordo com seu endereço; os motivos do encaminhamento e os dados para contrarreferência.

 

A CLASSIFICAÇÃO DE RISCO, DE ACORDO COM SERVIÇO DE SAÚDE

 

* UBS – azul: obtenção de receitas e atestados médicos, curativos e atendimentos de pessoas com febre de até 38 graus;

* UPA – verde: todos os atendimentos que não estejam na seara do Hospital Regional;

* Hospital Regional – verde: Idosos e pessoas com deficiência, avaliação cirúrgica e acidentes antirrábicos e picadas de animais peçonhetos;

* Hospital Regional – amarela: crise hipertensiva, crise asmática, dor abdominal intensa, hemorroidas etc.

* Hospital Regional – vermelha: acidentes por armas de fogo e branca, trauma, hemorragia digestiva alta e baixa, edema pulmonar, envenenamento e intoxicação grave etc.

 



Ascom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Prefeito mais velho eleito no 2º turno tem 77 anos e mais novo 28 anos

Experiência e longa estrada na política. Fuad Noman (PSD), de 77 anos, foi reeleito prefeito de…

28 de outubro de 2024

Mirella Almeida é eleita prefeita mais jovem de Olinda, aos 30 anos

Mirella Almeida (PSD) foi eleita prefeita de Olinda em segundo turno, neste domingo (27/10). Aos 30 anos,…

28 de outubro de 2024

Festa no Parque do Povo marca celebração da reeleição de Bruno como prefeito de Campina

Milhares de apoiadores se reuniram no Parque do Povo, na noite deste domingo (27), para…

28 de outubro de 2024

Ex-ministros de Bolsonaro saem derrotados nas eleições, destaca mídia nacional

Reportagem do portal Metrópoles, de ontem (27), trouxe que os dois ex-ministros do governo de…

28 de outubro de 2024

Senadores avaliam vitória de Bruno em Campina e de Cicero Lucena em João Pessoa

Por meio das suas redes sociais e da imprensa, o senador Veneziano Vital do Rêgo…

28 de outubro de 2024

Mulher presa por matar ex-companheira tenta se envenenar no Trauma de Campina

A repercussão do caso envolvendo o assassinato de uma mulher há facadas, em Campina neste…

28 de outubro de 2024