Categorias: Saúde

Tatiana diz que “Boletim de tríplice epidemia não condiz com realidade”

PUBLICIDADE

A gerente da 3ª Gerência Regional de Saúde, Tatiana Medeiros, comentou sobre o boletim de casos de dengue e doenças relacionadas na Paraíba e citou que os dados não estão correspondendo com o que é visto no Estado.

Ela disse que o boletim aponta uma redução de notificação de casos de dengue, chikungunya e zika e assegurou que não é isso que está acontecendo. 

Em entrevista a Rádio CaturitéAM, Tatiana mencionou que no ano de 2015 foram 29 mil casos notificados, em 2016 foram 49 mil casos e citou que em 2017 não deve ser diferente em relação ao crescimento dos casos, tendo em vista o grande número de foco de mosquitos em todos os municípios.

A gerente de saúde também disse que o que pode estar acontecendo é a subnotificação de casos, onde as prefeituras que têm novos prefeitos podem estar modificando suas equipes de saúde.

– O primeiro boletim publicado neste ano mostra uma queda no número de notificações que, no meu entendimento, não corresponde à situação epidemiológica atual. O que pode estar acontecendo é a mudança nessas gestões de prefeituras, onde a equipe como um todo é substituída e as pessoas talvez ainda não tenham o traquejo da situação. Temos, no nosso estado, um alerta em relação à tríplice epidemia – enfatizou.

Tatiana Medeiros também comentou sobre a falta de medicamentos de uso contínuo e disse que existe uma confusão acerca dos medicamentos que precisam de requerimento judicial para ser entregues e os que não precisam.

Ela destacou que medicamentos como os de tratamento para diabetes são de responsabilidade do setor jurídico, e não do Cedmex.

A gerente também disse que o Cedmex hoje disponibiliza mais de 250 medicamentos e que menos de 15 estão em falta atualmente.

– Há sempre uma confusão de pacientes que pegam medicamentos de uso contínuo e aqueles que recebem medicamentos através de requerimento judicial. As pessoas falam de um modo geral, se referindo ao Cedmex porque ele funciona no mesmo prédio do setor judicial – frisou.

 

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Família de vítima anuncia recompensa de mil dólares para quem localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …

25 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…

25 de novembro de 2024

Fique em Dia com a Cagepa: negociação de débitos entra na última semana

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…

25 de novembro de 2024

Aberto período de renovação de matrículas para alunos veteranos em escolas municipais de JP

A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…

25 de novembro de 2024

Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP

Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…

25 de novembro de 2024