Dor no peito, formigamento no braço esquerdo e pescoço, náusea e até vômitos podem indicar infarto e, é necessário buscar o quanto antes assistência em serviço de urgência. Em João Pessoa, para casos de infarto, os pacientes atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Augusto Almeida Filho, localizada no bairro de Cruz das Armas, e que precisarem de internação, têm um tempo médio de 40 minutos, entre dar entrada na UPA e ser atendido no Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), referência para atendimento cardiológico.
Isso é possível devido, além da localização dos dois serviços, ao fluxo de atendimento para dor torácica instituído nas Unidades de Pronto Atendimento da Capital, que busca prestar uma assistência mais rápida e segura aos pacientes com alto risco cardiovascular. Com este protocolo, o paciente realiza o exame de eletrocardiograma em até 10 minutos, a partir do momento em que chega à Unidade. Essa redução no tempo de realização do ECG pode diagnosticar pacientes com infarto do miocárdio ou com arritmias graves em tempo menor.
Caso seja preciso internação do paciente para um atendimento especializado, a UPA solicitará a transferência para o Santa Isabel, que oferta assistência cardiovascular com fila zero para o serviço de hemodinâmica. O traslado, entre a Unidade de Pronto Atendimento até o HMSI, será feito pela Ambulância do Coração, que compõe a assistência da Rede Municipal de Saúde.
De acordo com o médico e diretor técnico da UPA Cruz das Armas, Felipe Montenegro, a agilidade na assistência é primordial para salvar a vida do paciente e evitar sequelas. “Quanto mais rápido este paciente esteja em uma mesa de hemodinâmica, mais rápida é a possibilidade de recuperação e menor é a possibilidade de efeitos colaterais ou de sequelas cardíacas. Hoje conseguimos buscar um tempo médio de 40 minutos, contando do início de um atendimento e outro, o que está totalmente dentro dos padrões de um protocolo de acordo com a literatura e com as diretrizes oficiais do infarto agudo do miocárdio”, destaca o profissional.
A assistência rápida para os casos de infarto é garantida em todas as Unidades de Pronto Atendimento, não apenas na de Cruz das Armas. Nas demais, esse tempo médio, contando a partir da entrada na UPA e o início do atendimento no Hospital Santa Isabel, poderá variar até 60 minutos, dependendo da localização das unidades, que estão nos bairros de Manaíra, Valentina e Bancários.
No Hospital Santa Isabel, os pacientes recebem assistência especializada e podem realizar procedimentos como cateterismo cardíaco e angioplastia coronária com implante de stent farmacológico. A equipe é formada por cardiologistas, médicos hemodinamicistas, anestesistas, enfermeiros, técnicos de raios X e de enfermagem.
O serviço de hemodinâmica funciona 24 horas na unidade hospitalar, todos os dias da semana, atendendo pacientes tanto das UPAs quanto de outras portas de urgência. Até o momento, mais de 2 mil procedimentos já foram realizados pelo serviço, sendo a maioria cateterismos e angioplastias.
PB Agora