Terceiro tumor maligno mais frequente em mulheres, câncer no útero é descoberto facilmente em preventivo

PUBLICIDADE

O mês de março é marcado pelo período de atenção à mulher. Além do Dia Internacional, o mês também é voltado para a saúde feminina e em especial, é feito o alerta sobre o câncer de colo de útero, através do Março Lilás. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), ele é o terceiro tumor maligno mais frequente em mulheres e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Diretor de oncologia do Sistema Hapvida, o médico Alexandre Gomes explica que apesar do perigo em potencial, esse tipo de câncer é facilmente identificável em exames de rotina. O principal meio de rastreio é através do papanicolau, e a depender do caso, uma colposcopia com biópsia também pode ser solicitada pelo especialista. “Quando se é diagnosticado precocemente, a taxa de cura é alta”, afirma.

Alexandre revela que a colposcopia indica se há alguma alteração celular no colo do útero. De acordo com o especialista, o câncer surge devido a essa mudança nas células, que costuma ser causada pelo Papilomavírus Humano, conhecido como ‘HPV’. Em caso do tumor ser detectado, os tratamentos variam conforme o avanço da doença. “Pode ser retirada parte do colo do útero, ou todo o útero, que podem ser seguidos de quimioterapia ou radioterapia, a depender da situação”, pontua.

Fatores de risco – A infecção pelo HPV pode levar ao câncer de colo de útero e pode ser transmitida através de relação sexual. O oncologista sugere o uso de preservativo para reduzir as chances de contaminação. O cigarro também aumenta a probabilidade de desenvolver a doença, que pode estar relacionada à frequência do fumo. “Quanto mais você fuma, maior a chance de desenvolver o câncer”, detalha.

Na infância – A vacina contra HPV, que costuma ser ofertada para crianças, também ajuda na prevenção e o médico incentiva que pais vacinem seus filhos. “Isso já está dentro do calendário vacinal e é importante que os pais façam esse encaminhamento”, comentou.

Dados – O Inca estima 16.710 casos e 6.596 mortes pela doença.

 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Operação Em Passant: Vitor Hugo e André Coutinho são proibidos de manter contato e devem cumprir recolhimento domiciliar

A segunda fase da Operação Em Passant, deflagrada pela Polícia Federal nesta terça-feira (19), trouxe…

19 de novembro de 2024

PF e Gaeco cumprem mandados em Cabedelo, com foco em prefeitos envolvidos em investigação sobre crimes eleitorais

Na manhã desta terça-feira (19), a Polícia Federal e o Gaeco (Grupo de Atuação Especial…

19 de novembro de 2024

Vice reeleito, Léo Bezerra se coloca como possível sucessor de Cícero em 2028: “É convencer o cidadão de que estou preparado”

O vice-prefeito reeleito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), afirmou que está preparado para ser…

19 de novembro de 2024

Motoristas devem ficar atentos a novos radares instalados em JP; veja locais

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (SemobJP) iniciou, nesta segunda-feira (18), um…

19 de novembro de 2024

Ministra do STJ nega habeas corpus e mantém prisão preventiva de médico acusado de pedofilia

A ministra Daniela Teixeira, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou no último dia 15…

19 de novembro de 2024

Humorista Helio de La Peña destaca vivência no Cariri paraibano em coluna no UOL

O humorista e colunista Helio de La Peña compartilhou uma experiência transformadora, em sua coluna…

19 de novembro de 2024