A realização do exame de transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase (RT-PCR) para a comunidade acadêmica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), conhecido como teste para a Covid-19, continuará nesta sexta-feira (04), das 8h às 16h, no Centro de Ciências Médicas (CCM), do campus I, em João Pessoa, apesar de ser ponto facultativo na Universidade. O tipo é considerado o exame “padrão ouro” ou “padrão referência” para detecção do vírus Sars-CoV-2.
O agendamento deve ser realizado por meio de formulário eletrônico, disponível no site da Comissão de Biossegurança da UFPB. O serviço está disponível para professores, técnicos, alunos e colaboradores que estão em trabalho presencial na Instituição.
Para procurar o atendimento, o interessado deve estar entre o 3º e o 7º dia de sintomas gripais. As amostras continuarão sendo coletadas na sala de testagem da UFPB, por meio de swabs (cotonetes) de nasofaringe (nariz).
De acordo com Profa. Eloiza Helena Campana, coordenadora do Laboratório de Biologia Molecular (Labimol), a capacidade de testes neste dia (04) será de 93 amostras. Por sua vez, nesta quinta-feira (03), feriado de Corpus Christi, apenas a equipe de triagem estará de plantão. “Estaremos com equipe reduzida, mas atenderemos à comunidade interna e também à nossa parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB)”, explicou a professora.
Eloiza ainda destacou que, devido ao feriado, houve um aumento da oferta de testes durante esta semana. “Conversamos com o Lacen e aumentamos nossa demanda na segunda, terça e quarta para 180 amostras em cada dia”, informou.
A capacidade de realização dos testes pela UFPB é limitada a 150 exames RT-PCR por dia. As análises são feitas no Laboratório de Biologia Molecular e o Laboratório de Endemias, do Núcleo de Medicina Tropical.
A ação da UFPB é proveniente de parceria entre o Centro de Ciências Médicas (CCM), Centro de Ciências da Saúde (CCS), Escola Técnica de Saúde (ETS), Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), Centro de Referência em Atenção à Saúde (CRAS), Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS), sob coordenação da Reitoria da UFPB e da sua Comissão de Biossegurança Institucional, em parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (LACEN).
PB Agora com Ascom