Ampliando o trabalho de prevenção e como parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, a Prefeitura de João Pessoa reuniu representantes da rede hospitalar e pré-hospitalar, pública e privada, para iniciar, a partir desta quarta-feira (27), a vacinação dos trabalhadores de saúde no próprio ambiente de trabalho. Para esses profissionais também será ofertada a vacina que previne contra o Sarampo, com objetivo de atualizar a situação vacinal.
Também serão imunizados nessa ação os trabalhadores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros, que atuam com atendimento pré-hospitalar. “O intuito dessa ação é ampliar a vacinação e garantir uma boa cobertura neste grupo, tanto para vacina que previne contra gripe, como contra o Sarampo”, destacou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.
Esse grupo de trabalhadores de saúde também pode receber a dose do imunizante nas unidades de saúde da família, no Centro Municipal de Imunização (CMI), localizado na Torre, e nas Policlínicas Municipais.
Documentação – Para serem vacinados, os trabalhadores de saúde deverão apresentar documento de identificação com foto e comprovante (declaração, carteira do conselho de classe ou contracheque) de vínculo com a empresa ou instituição onde atua.
Doença – A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, sendo de alta transmissibilidade, podendo levar a morte. A hospitalização e morte ocorrem principalmente entre os grupos de alto risco. A doença pode ser causada pelos vírus Influenza A, B,C e D.
Nesta campanha, a vacina influenza trivalente (fragmentada e inativada) é utilizada para prevenir a gripe, o que significa evitar as infecções causadas pelo vírus Influenza, responsável por doenças do trato respiratório. A vacina tem a seguinte composição: A/Victoria/2570/2019 (H1N1); A/Darwin/9/2021 (H3N2); B/Australia/02/1359417/20 e 21 (Linhagem B/ Victoria).
PB Agora