O Serviço Social do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realiza campanha de sensibilização entre acompanhantes e visitantes da unidade de saúde sobre a importância da doação de sangue. O trabalho conta com distribuição de material educativo e orientação sobre os procedimentos e locais de coleta.
A coordenadora do Serviço Social do hospital, Francisca Neuma Ribeiro, destaca a importância da doação para a recuperação dos pacientes. “Dependendo da gravidade do paciente, ele pode necessitar de três a 20 bolsas de sangue por dia. Para mantermos o estoque, temos que apelar para a sensibilidade das pessoas, pois todos nós, eventualmente, podemos necessitar de uma transfusão em caráter de emergência”, ressaltou.
A coordenadora da Agência Transfusional do Hospital de Trauma de João Pessoa, Rosineide Pontes, reforça o apelo sobre a mobilização. “Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro, que não provoca riscos ou prejuízo à saúde para quem o realiza. Se cada pessoa saudável doasse sangue pelo menos duas vezes ao ano, os Hemocentros e Hemonúcleos teriam material suficiente para atender à toda população”, explicou.
Ainda de acordo com Rosineide Pontes, o Hospital de Trauma consome grande quantidade de plasma, derivado do sangue utilizado em casos de queimaduras. “Quando a doação ocorre, fracionamos uma parte para a separação do plasma fresco, um hemocomponente do sangue utilizado em vítimas de queimaduras. Por ser um hospital de referência no atendimento de queimados, a demanda é significativa, por esta razão é necessário manter o estoque”, destacou.
Doação – As doações podem ser feitas por qualquer pessoa entre 18 e 65 anos, acima de 50kg, após uma boa noite de sono e café da manhã reforçado (sem alimentos gordurosos). Não pode doar aquele que ingeriu bebida alcoólica 24 horas antes da doação ou fumou nas duas horas anteriores da mesma. Todo o processo de doação de sangue dura cerca de uma hora e é realizado no Hemocentro.
Ascom