Categorias: Saúde

Trauma de JP realiza campanha de doação de sangue

PUBLICIDADE

 O Serviço Social do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realiza campanha de sensibilização entre acompanhantes e visitantes da unidade de saúde sobre a importância da doação de sangue. O trabalho conta com distribuição de material educativo e orientação sobre os procedimentos e locais de coleta.

 

A coordenadora do Serviço Social do hospital, Francisca Neuma Ribeiro, destaca a importância da doação para a recuperação dos pacientes. “Dependendo da gravidade do paciente, ele pode necessitar de três a 20 bolsas de sangue por dia. Para mantermos o estoque, temos que apelar para a sensibilidade das pessoas, pois todos nós, eventualmente, podemos necessitar de uma transfusão em caráter de emergência”, ressaltou.

 

A coordenadora da Agência Transfusional do Hospital de Trauma de João Pessoa, Rosineide Pontes, reforça o apelo sobre a mobilização. “Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro, que não provoca riscos ou prejuízo à saúde para quem o realiza. Se cada pessoa saudável doasse sangue pelo menos duas vezes ao ano, os Hemocentros e Hemonúcleos teriam material suficiente para atender à toda população”, explicou.

 

Ainda de acordo com Rosineide Pontes, o Hospital de Trauma consome grande quantidade de plasma, derivado do sangue utilizado em casos de queimaduras. “Quando a doação ocorre, fracionamos uma parte para a separação do plasma fresco, um hemocomponente do sangue utilizado em vítimas de queimaduras. Por ser um hospital de referência no atendimento de queimados, a demanda é significativa, por esta razão é necessário manter o estoque”, destacou.

 

Doação – As doações podem ser feitas por qualquer pessoa entre 18 e 65 anos, acima de 50kg, após uma boa noite de sono e café da manhã reforçado (sem alimentos gordurosos). Não pode doar aquele que ingeriu bebida alcoólica 24 horas antes da doação ou fumou nas duas horas anteriores da mesma. Todo o processo de doação de sangue dura cerca de uma hora e é realizado no Hemocentro.

 

Ascom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Lucas diz estar preparado para assumir gestão estadual caso João decida buscar Senado: “Governo continuará no mesmo ritmo”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), declarou nesta quinta-feira (9) estar pronto para assumir…

9 de janeiro de 2025

Mais de 90 pessoas morreram vítimas da Covid-19 na Paraíba em 2024

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nesta quinta-feira (9), o Boletim Epidemiológico de…

9 de janeiro de 2025

Receita esclarece que não cobrará imposto por Pix

O reforço na fiscalização de transferências via Pix e cartão de crédito não significa criação…

9 de janeiro de 2025

Prestes a ser transferido para o Santos, Thaciano apresenta ao PB Agora, projeto de complexo esportivo em Campina Grande

Prestes a ser transferido do Bahia para o Santos, o  meio-campista Thaciano anunciou a construção…

9 de janeiro de 2025

Governo pagará R$ 60 mil a famílias de crianças afetadas pelo Zika; entenda como solicitar

Medida provisória publicada nesta quinta-feira (9) no Diário Oficial da União autoriza o pagamento, por…

9 de janeiro de 2025

Efraim não se opõe a federação entre União Brasil, PP e Republicanos e destaca boa relação com Aguinaldo Ribeiro e Hugo Motta

O senador Efraim Filho (União Brasil) revelou nesta quinta-feira (9) a possibilidade de uma aliança…

9 de janeiro de 2025