Categorias: Saúde

Trauma de JP registra aumento de vítimas de fogos de artifício

PUBLICIDADE

Com a aproximação dos festejos juninos, aumenta a preocupação com relação aos casos de queimaduras. O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, registrou, no ano passado, mais 1.200 casos envolvendo queimaduras, com destaque para fogos de artifício.

De acordo com o setor de estatística, em 2018, foram registradas 1.260 vítimas de queimaduras. Em comparação ao ano de 2017, houve um aumento, já que foram registrados 1.131 casos no ano anterior.  Um dado preocupante foi com relação aos fogos de artifício que, se confrontado com o mesmo período, teve um aumento, com 19 vítimas em 2017 e 67 em 2018. Já nestes quatro primeiros meses de 2019, foram 402 casos de queimaduras.

Ainda segundo o setor de estatística em 2018, seguindo a tendência dos outros anos, a grande maioria das vítimas é formada por adultos (771) e crianças (321), a soma dessas faixas etárias corresponde a mais de 50% dos atendimentos de queimaduras.

Os principais motivos em 2018 por queimaduras foram: líquidos em alta temperatura (706), seguido por contato com objeto em alta temperatura (189) e fogo (88). Os demais foram por queimadura em geral (171), fogos de artificio (67), produto químico (27), insolação (6) e eletricidade (6).

No quadrimestre de 2019, os principais motivos foram por líquidos em alta temperatura (265), contato com objeto em alta temperatura (55), fogo (32), queimadura em geral (oito), produto químico (seis), insolação (três), fogos de artifício (três), caravela (dois) e eletricidade (um).

Campanha – Hospital de Trauma de Campina Grande, em ação conjunta com o Hospital de Trauma de João Pessoa, lançou, na última terça-feira (28), a campanha para prevenir queimaduras nas festas juninas. O lançamento foi realizado no Colégio Rosa Mística, no bairro do Quarenta, em Campina Grande. Na oportunidade, aconteceu uma palestra com a cirurgiã plástica Isis Lacerda e a apresentação da peça “Marquinhas de Dodói”, do grupo de Fantoche do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena.

PB Agora

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Hugo Motta e Lula se reúnem e selam parceria para aprovar pacote de Haddad; paraibano deve liderar articulações na Câmara

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta quinta-feira, 28, com o deputado…

28 de novembro de 2024

DNIT anuncia bloqueio temporário na BR-230 para remanejamento de rede elétrica neste domingo

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes da Paraíba (DNIT-PB) comunicou que dois trechos da…

28 de novembro de 2024

Reforma administrativa: Vereador do PP coloca nome à disposição para pasta da Segurança em JP: “Tenho capacidade”

O vereador reeleito Tarcísio Jardim (PP) manifestou interesse em comandar a Secretaria de Segurança Municipal…

28 de novembro de 2024

Projeto de Veneziano aumenta tempo de banimento de torcedores violentos

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou ontem o projeto de lei que…

28 de novembro de 2024

Menor preço do litro da gasolina chega a R$ 5,73 em João Pessoa

O preço do litro da gasolina comum em João Pessoa oscila entre R$ 5,73 (dinheiro)…

28 de novembro de 2024

Fique em Dia: campanha da Cagepa encerra neste sábado (30) e contabiliza mais de 55 mil negociações

Faltam apenas dois dias para o encerramento da campanha Fique em Dia com a Cagepa,…

28 de novembro de 2024