A Prefeitura de João Pessoa vem capacitando sua equipe da rede de saúde, criando protocolos de atendimento, para qualificar o serviço prestado aos pacientes. Alguns desses profissionais que passam pela educação continuada são os que formam a Comissão de Pele do Complexo Hospitalar de Mangabeira (CHM), que está sendo reestruturada para melhorar os cuidados especiais prestados aos pacientes. Para isso, são ofertados treinamentos, atualizações e capacitações da equipe.
A Comissão trabalha diretamente nas áreas amarela e vermelha, UTI, clínica médica, cirúrgica, além das alas Arnaldo Tavares e Humberto Nóbrega. Os profissionais entram em ação no combate e na prevenção de feridas extensas e muito infectadas. São procedimentos que exigem conhecimento e técnicas adequadas, além de curativos utilizando materiais de alta tecnologia, que aceleram o processo de cicatrização.
“Estamos trabalhando com projetos de estruturação e implantação de um ambulatório de egressos de feridas, o que ocasionará a ‘desospitalizacão’ mais precoce, com o paciente podendo ser atendido direto no ambulatório. Trabalhamos também com a criação de protocolos, especificamente na osteomielite, erisipelas e na lesão por pressão, principalmente a prevenção desta última, pois é um indicador da qualidade do serviço”, explicou a enfermeira estomaterapeuta, Iraktania Diniz.
A atuação da equipe é diária, das 7h às 19h, trabalhando com criação de protocolos específicos na prevenção de processos infecciosos de feridas. Os profissionais têm como foco principal a excelência na assistência ao paciente, com os cuidados aprimorados a cada dia.
“Pensar em comissão de pele é pensar em resolutividade, em menos dias com feridas, menos custos e mais cuidados com nossos pacientes”, destacou Iraktania Diniz.
Da Redação com Assessoria