UFPB promove ação para reforçar a importância da doação de órgãos

PUBLICIDADE

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Escola Técnica de Saúde (ETS/UFPB) e da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), em parceria com o Centro de Referência em Atenção à Saúde (CRAS/UFPB), promoverá, na próxima quarta-feira (28), uma palestra sobre doação de órgãos.

A ação busca contribuir com a conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos humanos. O evento será aberto a toda comunidade acadêmica e podem participar alunos, professores e servidores. A palestra terá início às 9h30, no Auditório da ETS.

Para garantir a participação no evento, o interessado deverá se cadastrar previamente na página pública do evento, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Eventos – SIGEventos (https://sigeventos.ufpb.br/eventos/public/evento/setembroverde). Ouvintes poderão participar sem que seja necessário realizar inscrição.

Estarão presentes no diálogo a chefe do Núcleo de Estratégias da Central de Transplante da Paraíba, Rafaela Dias, e a coordenadora da Organização de Procura de Órgãos (OPO), Kallyne Fernanda.

As dirigentes da ETS e do CRAS, respectivamente, as professoras Maria Soraya Pereira e Simone Helena Oliveira, e o representante da Coordenação de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança do Trabalho (CQVSST) da Progep, Franklin Eduardo dos Santos, também irão comparecer ao evento.

Foram convidados a compor a mesa o Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, a Vice-reitora, Profa. Liana Filgueira, e a Pró-reitora da Progep, Profa. Rita de Cássia.

O coordenador da CQVSST, Franklin Eduardo dos Santos, destaca que o setembro verde é uma campanha que ocorre uma vez ao ano, por isso é fundamental realizar a divulgação da importância desse ato de amor ao próximo. “É muito importante conscientizar as pessoas de que o nosso corpo é material aqui, uma hora ele acaba. Mas, apesar disso, ele ainda pode ajudar outras pessoas que estão precisando e que ainda estão vivas”, disse Franklin.

A campanha Setembro Verde é nacional, instituída pelo Ministério da Saúde (MS) pela lei nº 11.584, em 2007, a fim de sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos. A cor verde foi escolhida representando a esperança, tornando-se o símbolo deste tipo de doação.

O Brasil tem o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo e o Sistema Único de Saúde (SUS) é responsável pelo financiamento de cerca de 95% dos transplantes no país.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Ricardo Nunes é reeleito prefeito de São Paulo em meio a abstenção recorde e campanha acirrada

O atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), foi reeleito neste domingo (27) com…

27 de outubro de 2024

Evandro Leitão é eleito prefeito de Fortaleza após vencer disputa acirrada contra André Fernandes

Fortaleza elegeu neste domingo (27) seu novo prefeito: Evandro Leitão (PT), que venceu o segundo…

27 de outubro de 2024

Paulinho Freire é eleito prefeito de Natal, vencendo Natália Bonavides no segundo turno

Neste domingo (27), o empresário e político Paulinho Freire (União Brasil), de 60 anos, foi…

27 de outubro de 2024

João Azevêdo vota em João Pessoa e destaca: “Parceria entre estado e município traz resultados positivos”

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), exerceu seu direito de voto na manhã deste…

27 de outubro de 2024

Após votar, Veneziano aposta em ‘sabedoria’ do povo de CG para rechaçar “invenção aventureira de outros”

Na manhã deste domingo, 27 de outubro, o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) exerceu…

27 de outubro de 2024

Bruno Cunha Lima vence Dr. Jhony com 58% dos votos e é reeleito prefeito de Campina Grande

Com 100% das seções apuradas, Bruno Cunha Lima (UNIÃO) foi reeleito prefeito de Campina Grande,…

27 de outubro de 2024