Categorias: Saúde

UPA de Campina realizou quase 100 mil atendimentos em 2014

PUBLICIDADE

 A Unidade de Pronto Atendimento Campina Grande, a UPA Dr. Raimundo Maia de Oliveira, que funciona no bairro Alto Branco, realizou 98.489 atendimentos no ano de 2014. A maior parte dos procedimentos (81,4%) foi prestada aos usuários do município e os demais (18,6%) aos moradores de outras cidades. Para qualificar e dar mais agilidade ao atendimento na unidade de saúde, a Prefeitura vem promovendo melhorias na estrutura do serviço.

De acordo com o levantamento do setor de estatística da UPA, a maioria dos procedimentos realizados no ano passado foi para a especialidade de clínica médica (64.318), seguida da ortopedia (19.766). Na pediatria, o total de atendimentos chegou a 13.044 e os casos de cirurgia bucomaxilo totalizaram 1.361 procedimentos.

Além desses dados, muitos pacientes passaram pelos setores de triagem e classificação de risco da unidade, espaços onde os pacientes são classificados de acordo com o problema de saúde que apresentam. Nestes locais, eles são encaminhados para a área certa da UPA ou, caso necessitem de uma especialidade não oferecida pelo serviço, são encaminhados para a unidade mais coerente para o tipo de atendimento que necessitam.

Segundo a direção da UPA, que é de porte três, estão entre as principais causas de atendimentos na unidade as viroses, doenças diarreicas, pulmonares e cefaleias (dores de cabeça). Na maioria dos casos, são doenças sazonais, que acontecem de acordo com o período do ano, assim como os problemas respiratórios em época de frio. Março foi o mês com o maior número de atendimentos – mais de seis mil.

Avanços – Em 2014, a UPA passou a contar o serviço de telemedicina para diagnóstico avançado de doenças do coração, com eletrocardiograma digital transmitindo informações em tempo real do paciente pela internet para o Instituto do Coração – Incor, em São Paulo. “Este diagnóstico otimiza o tempo de resposta e é possível saber se o paciente está tendo um infarto mais rapidamente. Assim, o estabilizamos, já que temos Unidade de Terapia Semi-Intensiva, e enviamos para as unidades hospitalares com diagnóstico preciso”, explicou o diretor da unidade, Amaro Jorge.

O diretor ressaltou ainda que no ano passado foi implantado, com recursos próprios, o laboratório de exames dentro da própria unidade, o que acelerou os atendimentos. “Antes do laboratório, os exames eram realizados em outros serviços e demoravam até quatro horas entre a coleta, transporte e a entrega do resultado. Agora, conseguimos fazer tudo isso em menos de dez minutos, diminuindo significativamente os riscos de complicações para os pacientes”, destacou o médico.

Avaliação – O número de atendimentos na UPA em 2014 foi menor que o registrado em 2013, quando foram realizados mais de 106 mil atendimentos. Para a secretária municipal de saúde, Luzia Pinto, esse fenômeno, que normalmente tende a ser o contrário, aconteceu em função da estruturação de outras unidades. “Com o fortalecimento da Atenção Básica, inclusive com a abertura da Policlínica das Malvinas e ampliação do horário de atendimentos no Centro de Saúde Dr. Francisco Pinto no turno da noite, é natural que o usuário procure os serviços mais próximos de suas residências, desafogando os atendimentos na UPA”, avaliou.

Luzia Pinto anunciou também que o processo de atendimento na UPA será totalmente informatizado ainda no primeiro trimestre deste ano, além de outros avanços já implantados, como adequações na estrutura física do prédio, que vão garantir a qualificação do serviço pelo Ministério da Saúde. “A qualificação da UPA é uma das prioridades do prefeito Romero Rodrigues para a saúde, pois vai possibilitar trazer mais recursos para custeio dos serviços da unidade e, consequentemente, melhorando ainda mais a qualidade do atendimento prestado ao cidadão”, finalizou.

 

Codecom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Criança de 4 anos morre após cair do terceiro andar de prédio em Campina Grande

Uma tragédia abalou os moradores do Complexo Aluísio Campos, em Campina Grande, na madrugada deste…

11 de janeiro de 2025

Ranniery Gomes, Eliane e Cavalo de Pau são as atrações do Festival Forró Verão neste sábado

A segunda semana do Festival Forró Verão em João Pessoa promete muito arrasta-pé ao longo…

11 de janeiro de 2025

Dez equipes buscam título da 115ª edição do Campeonato Paraibano a partir deste sábado (11)

A bola vai rolar na principal competição esportiva da Paraíba. Vai começar a 115ª edição…

11 de janeiro de 2025

“É preciso prudência”, prega Hugo Motta sobre possível federação entre Republicanos, PP e União Brasil

O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), cotado para assumir a presidência da Câmara dos Deputados…

11 de janeiro de 2025

PASSAPORTE APREENDIDO: Moraes pede a Bolsonaro que apresente convite para posse de Trump

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou aos advogados do ex-presidente…

11 de janeiro de 2025

Jovem de 20 anos é morto com três tiros no bairro do Padre Zé, em João Pessoa

Igor Silva, de 20 anos, foi assassinado na manhã deste sábado (11) com três tiros…

11 de janeiro de 2025