Categorias: Saúde

UPA de CG atende mais de 30 mil pessoas com suspeita da Covid-19 em 5 meses

PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira, 17, a Secretaria de Saúde de Campina Grande alterou o fluxo de atendimento inicial de pacientes com suspeita da Covid-19. O atendimento primário, que antes era realizado na Unidade de Pronto Atendimento do Alto Branco, passou a ser concentrado no Hospital Municipal Pedro I. Em cinco meses como referência de porta de entrada dos casos, a UPA 24h atendeu 33.671 pessoas com suspeita do novo coronavírus.

Desse total de pacientes, foram aplicados testes rápidos da doença em 21.053 pessoas e 8.205 apresentaram resultado positivo para a Covid-19. Foi necessário realizar a transferência de 818 pacientes para as unidades de tratamento. Esses dados correspondem ao período entre os dias 23 de março e 17 de agosto.

Todo esse volume de atendimentos só foi possível por causa das mudanças realizadas na unidade. “Nós modificamos todo o perfil de atendimento da UPA Alto Branco, deixando a unidade exclusiva para a Covid-19. Criamos estratégias dentro e fora do espaço para atender com qualidade as pessoas, reforçamos a equipe de profissionais, equipamos a UPA e estabelecemos um fluxo eficiente de encaminhamento dos pacientes mais graves para as unidades de referência”, avaliou o Secretário Municipal de Saúde, Filipe Reul.

Neste mês de agosto, o número de atendimentos na UPA começou a cair e o Hospital Municipal Pedro I, unidade de referência de tratamento, registrou a menor taxa de internação, ficando abaixo dos 30%. Isso fez com que o atendimento inicial fosse remanejado da UPA para o Hospital Pedro I. Toda uma estrutura foi montada na unidade hospitalar para atender os pacientes com suspeita da doença na área externa. Nos casos necessários, a pessoa já é internada no próprio hospital.

Com essa medida, a UPA já voltou a atender outras patologias, com as especialidades de clínica geral, ortopedia, pediatria e oftalmologia. Apesar disso, o serviço vai permanecer atendendo até o final do mês as pessoas com suspeita da Covid-19 que procurarem a unidade. “É um período de transição. Vamos continuar atendendo em um espaço exclusivo as pessoas que, por acaso, nos procurarem, mas a partir de setembro o serviço fica todo concentrado no Pedro I”, disse o diretor da UPA, Dr. Giovanny Roncally.

As pessoas também têm outros serviços de referência para atendimento inicial e testagem distribuídos pela cidade. Os três centros de atendimento credenciados para o Ministério da Saúde são a Unidade Básica de Saúde Maria de Lourdes Leôncio (Cruzeiro), a UBS Ricardo Amorim (Malvinas), e o Centro de Saúde do Distrito de São José da Mata. Mas antes mesmo da habilitação destes três centros, a Secretaria de Saúde também já havia iniciado a testagem em outras 15 UBS em todas as regiões da cidade e no Distrito de Galante.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Justiça condena homem a 27 anos de prisão por atropelar e matar esposa em João Pessoa

O Tribunal do Júri de João Pessoa condenou, ontem (25), Danilo Santos da Silva, de…

26 de novembro de 2024

Procon-JP orienta consumidor para compra segura nos comércios físico e virtual durante a Black Friday

O consumidor pessoense que vai fazer compras durante a Black Friday deve ficar alerta e…

26 de novembro de 2024

Veja quais foram as cidades da PB que a justiça determinou redução de contratados

Por meio de decisão o Juízo da 2ª Vara Mista de Itaporanga determinou que os…

26 de novembro de 2024

Incêndio destrói veículo abandonado no Colinas do Sul, em João Pessoa

Um veículo foi encontrado, na madrugada de hoje (26), completamente destruído. De acordo com a…

26 de novembro de 2024

Cícero quer unidade e que maioria da base apoie a reeleição de Dinho na CMJP

Em entrevista na noite de ontem (25), ao programa 60 Minutos, do Sistema Arapuan de…

26 de novembro de 2024

Inscrições para o concurso do INSA acabam hoje; salários podem chegar a R$ 14.274,53

O Instituto Nacional do Semiárido (INSA) encerra, hoje (26), as inscrições para concurso público. A…

26 de novembro de 2024