Categorias: Saúde

Urologista alerta que andropausa pode afetar os homens a partir dos 30 anos

PUBLICIDADE

Basicamente, após os 30 ou 40 anos de idade, os homens começam a lidar com a diminuição da testosterona, hormônio masculino responsável, entre outras funções, pelo desempenho sexual. A queda da produção do hormônio chega a 1% ao ano e quanto mais velho, a produção vai diminuindo gradativamente, afirma o médico urologista João Alberto Lins Filho.

 

Ele explica que começam a ocorrer problemas de ereção, dificuldade de concentração, calor excessivo, osteoporose, perda de massa muscular e cansaço fora do comum na terceira idade, fase conhecida por andropausa.

 

Como consequência desse abatimento, uma depressão leve pode acabar se instalando. “Falta de disposição para atividades que antes o paciente desempenhava com comodidade acaba servindo de gatilho para uma tristeza além do normal”.

 

Conforme o especialista, um dos primeiros sinais de quem tem a queda hormona é a diminuição do esperma, ou seja, “o paciente passa a se queixar que começa a notar uma quantidade menor do esperma”, explica. Diante esse fato, é necessário que a pessoa procure um urologista para fazer os exames e, caso seja comprovada a queda do testosterona, que é um hormônio produzido 80% pelo testículo e a outra parte pela supra renal, se faz necessário a reposição hormonal.

 

Esse tratamento pode ser feito tentando estimular a produção do testoterona ou fazendo uma reposição hormonal. Diferentemente da mulher quando entra na menopausa que fica infértil, o homem na andropausa continua fértil e pode engravidar uma mulher, logicamente que fazendo a reposição ou até a estimulação do uso da testosterona para que ele se torne pai mesmo em uma idade avançada.

 

O urologista revela que não existe uma fórmula para a vida sexual do homem porque isso vai depender do lado biopsicossocial da pessoa, ou seja, isso tudo vai depender de como a pessoa está emocionalmento em sua vida, como está a sua saúde. “Existem pessoas que desde jovem já têm disfunção sexual e existem alguns pacientes onde você se supreende com a vitalidade, ou seja, são pessoas com mais de 80 anos que têm a vida sexual ativa”, explicou.

 

 

 

Redação

Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Família de vítima anuncia recompensa de mil dólares para quem localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …

25 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…

25 de novembro de 2024

Fique em Dia com a Cagepa: negociação de débitos entra na última semana

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…

25 de novembro de 2024

Aberto período de renovação de matrículas para alunos veteranos em escolas municipais de JP

A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…

25 de novembro de 2024

Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP

Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…

25 de novembro de 2024