O Ministério da Saúde divulgou a lista das cidades paraibanas que serão contempladas com o início da vacinação contra a dengue pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de fevereiro. Um total de 14 municípios da 1ª Região Mata Atlântica foram selecionados para receber a imunização, marcando um avanço significativo na prevenção dessa doença.
As cidades contempladas são João Pessoa, Santa Rita, Cabedelo, Bayeux, Conde, Caaporã, Sapé, Alhandra, Pitiumbu, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Mari, Riachão do Poço e Sobrado.
O Ministério da Saúde esclarece que, em 2024, a vacinação será direcionada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que registrou o maior número de hospitalizações por dengue – um total de 16,4 mil casos de janeiro de 2019 a novembro de 2023. Essa estratégia visa priorizar grupos mais suscetíveis à doença, uma vez que a vacina não foi autorizada para pessoas idosas pela Anvisa.
O imunizante será aplicado em 521 municípios brasileiros, que compreendem regiões endêmicas, a partir de fevereiro. A seleção das regiões de saúde baseou-se em três critérios: serem formadas por municípios de grande porte, com mais de 100 mil habitantes; apresentarem alta transmissão de dengue em 2023 e 2024; e possuírem maior predominância do sorotipo DENV-2.
O esquema vacinal consistirá em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. O Brasil se destaca como o primeiro país do mundo a disponibilizar essa vacina no sistema público universal, sendo incorporada pelo Ministério da Saúde em dezembro de 2023.