Categorias: Saúde

Vacinação contra gripe tem inicio na segunda

PUBLICIDADE

A campanha estadual de vacinação contra a influenza terá inicio na próxima segunda-feira, dia 20, tendo como meta imunizar mais de 400 mil pessoas com 60 anos ou mais contra o vírus da gripe. Com o slogan “Deixe a gripe na saudade. Vacine-se”, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) está ultimando os preparativos para a campanha que contará com a participação de 5.420 profissionais distribuídos em 1.723 postos de trabalho.

A SES está disponibilizando 450 mil doses da vacina e a estimativa é imunizar cerca de 80% das 410.140 pessoas, público alvo da campanha. Uma grande mobilização estadual, conhecida como “Dia D”, será realizada no dia 25.

O secretário estadual de Saúde, José Maria de França, lembra a população que além da vacina contra a Influenza (gripe), o Governo do Estado também disponibilizará as vacinas DT (difteria e tétano) e a Pneumocócica (contra 23 tipos de bactérias que provocam a pneumonia). Esta última será aplicada especialmente nas pessoas idosas que estejam em casas de repouso, asilos ou hospitais.

A gripe ainda é um dos processos infecciosos de maior morbi-mortalidade no mundo, e os idosos são alvo de sérias complicações dessa vilã, tais como: pneumonias, exacerbação de doença pulmonar (efizema, entre outras) ou cardíaca crônica que poderão ocasionar o óbito.

Saiba mais
A gripe é uma doença infecciosa aguda de natureza viral, altamente contagiosa, do trato respiratório. É causada pelo vírus da Influenza, transmitida de pessoa a pessoa, através das vias aéreas superiores, por gotículas que saem no ato da fala, espirros ou ao tossir. Geralmente provoca febre alta, dor de garganta, tosse, dores no corpo e na cabeça, fraqueza e mal estar.

As epidemias de gripe são mais freqüentes entre os meses de maio e setembro. Como se alastram rapidamente, as medidas de contenção costumam ser insuficientes. O método mais eficiente para evitar a doença e principalmente suas complicações ainda é a vacinação.

Para o ato da vacinação, os idosos devem levar o cartão de vacina a fim de atualizá-lo. A única contra-indicação é para as pessoas que apresentam alergia grave ao ovo de galinha.

Em caso de dúvida, a população deverá procurar a Secretaria Estadual de Saúde na avenida Pedro II na capital, ou ligar para os seguintes telefones: 3218.7383, 3218.7388 ou 3218.7458.
 

 

Secom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

O Sucesso Das Equipes De Futebol Que Brilham Em Jogos Fora De Casa

Enquanto muitos times de futebol prosperam no conforto de seus estádios, alguns clubes se destacam…

27 de dezembro de 2024

Motoristas de dois veículos são indiciados por morte de jovem após queda de carro nos Bancários

A Polícia Civil da Paraíba concluiu nesta sexta-feira (27) o inquérito policial sobre o caso…

27 de dezembro de 2024

Prévia da inflação tem alta de 0,34% em dezembro e fecha 2024 em 4,71%

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) 15 apresentou alta de 0,34% em…

27 de dezembro de 2024

Paraíba tem segundo maior crescimento de sistemas de energia solar no Nordeste em 2024

A Paraíba registrou o segundo maior crescimento no número de sistemas solares instalados no Nordeste…

27 de dezembro de 2024

EM SÃO BENTO: Polícia Civil prende homem investigado por abusar sexualmente de sobrinha de 11 anos em CG

A Polícia Civil da Paraíba prendeu nesta sexta-feira, 27 de dezembro, um homem investigado por…

27 de dezembro de 2024

Governador anuncia Centro de Convenções do Sertão, mas mantém mistério sobre cidade escolhida

O governador João Azevêdo revelou planos para a construção de um novo Centro de Convenções…

27 de dezembro de 2024