Varíola dos Macacos avança na Paraíba e preocupa autoridades sanitárias

PUBLICIDADE

A Monkeypox, mais conhecida como a varíola dos macacos, já atingiu 92 países, provocando 35 mil diagnósticos positivos para a doença e 12 mortes. De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está entre os países com alerta para tendências de crescimento de notificações.

 

Na Paraíba, em uma semana, o Estado saiu de 35 notificações de casos em investigação para 47, confirmando o crescimento de 34,28%. No entanto, apenas um caso foi confirmado até o momento, registrado no dia 4 de agosto. O avanço da doença preocupa as autoridades sanitárias.

O boletim diário da Secretaria de Saúde do Estado, mostrou que 13 casos que estavam em investigação foram descartados, chegando ao montante total de 17 descartes, 39 casos em investigação e 57 notificações totais.

 

Ainda de acordo com o boletim, a Paraíba tem 20 cidades com casos em investigação. João Pessoa concentra a maioria, com 18 registros em investigação, 10 casos descartados e o primeiro caso confirmado.

 

Além da capital, apresentam casos em investigação os municípios de Campina Grande (com três casos); Santa Rita, Gurinhém, Ingá, Monteiro e Nova Palmeira (dois casos cada); Araçagi, Coremas, Lagoa Seca, Mamanguape, Massaranduba, Mogeiro, Rio Tinto e Soledade (um caso cada). Sousa, Cruz do Espírito Santo, Mulungu, São João do Cariri tiveram um descarte de casos suspeitos cada. Santa Rita registrou dois descartes.

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), já preparou um plano para enfrentar a doença. Na semana passada foi inaugurado o Centro de Operações de Emergência (COE) para acompanhamento de possíveis casos de varíola dos macacos, a Monkeypox, na Paraíba.

 

A secretária de Saúde do Estado, Renata Nóbrega, explicou que o objetivo do COE é acompanhar o cenário epidemiológico da varíola dos macacos na Paraíba, com intuito de prevenir a circulação da doença no estado.

 

Renata Nóbrega também explicou que a partir da reunião ficou definido que a Paraíba terá 11 hospitais referência para atendimento de pacientes com suspeita de infecção pela doença, nas três macrorregiões de Saúde do Estado. Até então, apenas o Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa, recebeu um paciente com necessidade de internação.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

Polícia Militar já apreendeu mais de 150 armas de fogo em Cabedelo em 2024

A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…

23 de novembro de 2024

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…

23 de novembro de 2024