A Paraíba o tempo todo  |

Veja o que a (OMS) Organização Mundial da Saúde diz sobre esquentar alimentos no micro-ondas.

Se você precisa sempre preparar refeições do zero, basta congelar pequenos potes na geladeira. Na hora de comer, apenas aqueça no micro-ondas e tudo estará pronto para saciar sua fome.

Usar um micro-ondas é prejudicial à saúde?

No entanto, há um certo medo de que o micro-ondas possa prejudicar a saúde de uma pessoa. Esta é uma crença muito antiga, para muitas pessoas, que ainda não tem respostas. É por isso que decidimos esclarecer o que a própria Organização Mundial da Saúde está dizendo sobre isso.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), se usado corretamente, micro-ondas não trazem perigo. “Quando usados de acordo com as instruções do fabricante, os fornos de micro-ondas são seguros e convenientes para aquecer e cozinhar uma variedade de alimentos.”

Um estudo mostrou a eficácia deste dispositivo na manutenção da atividade antioxidante dos vegetais. Lembre-se que com qualquer método de cozimento, sua comida perde suas propriedades e que o micro-ondas não é exceção, mas isso não o torna um método pior.

No entanto, existem alguns alimentos que têm contraindicações para aquecê-lo assim. Esses alimentos não devem passar pelo equipamento

Abaixo você pode conferir a lista de alimentos que devem passar longe do micro-ondas.

1- Frutas cítricas

A vitamina C praticamente desaparece quando os alimentos ácidos são aquecidos, seja no micro-ondas ou não.

2- Brócolis

Até 97% dos antioxidantes são perdidos ao aquecer brócolis em fornos de micro-ondas. Se o aquecimento estiver na água, a perda é de 11%.

3 – Arroz

O arroz deve ser sempre cozido em água de forma comum, caso contrário, perderá todos os nutrientes importantes. O que acontece é que a alta temperatura do micro-ondas é prejudicial ao processo. O arroz precisa de calor moderado e aumenta gradualmente.

4- Manteiga e margarina

Embora seja muito comum lubrificar manteiga ou margarina no micro-ondas, essa prática não é recomendada. Isso faz com que esses ingredientes percam seus ganhos de proteína.

5- Pipoca

Como assim, não sabe? Sim, pipoca não é o melhor produto para aquecimento no micro-ondas. É baseado no ácido perfluoroctanóico (PFOA) e afeta diretamente a produção do hormônio do corpo.

6- Carne

Esses alimentos não devem ser aquecidos no micro-ondas. Como a temperatura do micro-ondas é muito alta, a carne acaba perdendo valor proteico.

7- Leite

Se aquecido no micro-ondas, o leite pode perder cerca de 40% dos nutrientes. A vitamina B12 contida no leite é completamente perdida no processo.

 

Fonte: Rede Brasil

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe