Por meio da sua assessoria de comunicação, a Secretaria de Saúde de João Pessoa, divulgou ontem (02), que a vacinação é uma das medidas mais importantes para a proteção das crianças, especialmente na primeira infância, pois contribui significativamente para prevenir a forma grave de diversas doenças que podem comprometer o seu desenvolvimento. Nesse contexto, a vacina contra a Influenza desempenha um papel fundamental.
Segundo Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização de João Pessoa, o imunizante é trivalente, atualizado anualmente, e oferece proteção contra três tipos de cepas do vírus Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B). Ele ressalta que, neste primeiro momento, a vacina é direcionada aos grupos prioritários, que incluem crianças, gestantes, trabalhadores da saúde, idosos, entre outros.
Os sintomas da gripe podem variar desde formas assintomáticas até quadros graves, que exigem hospitalização e podem evoluir para complicações sérias. Por isso, a vacinação é uma estratégia fundamental para reduzir o impacto da doença, especialmente em grupos mais vulneráveis.
A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa destaca que é necessário levar a documentação adequada, incluindo o cartão de vacinação e documentos comprobatórios de cada grupo prioritário. Além disso, para pessoas acamadas e restritas ao leito, está disponível o serviço de vacinação domiciliar, mediante agendamento.
Nesta quarta-feira (3), diversos locais de vacinação estão disponíveis em João Pessoa, incluindo Unidades de Saúde da Família, Policlínicas Municipais, Home Center Ferreira Costa e shoppings. O objetivo é ampliar o acesso à vacinação e garantir a proteção da população, especialmente durante a pandemia de Covid-19.
Redação