Prefeito Veneziano encerra comemoração de 60 anos do ISEA entregando novas enfermarias, laboratório e unidade transfusional
Encerrando a programação de comemoração dos 60 anos do IDEA (Instituto de Saúde Elpídio de Almeida) da Prefeitura de Campina Grande, o prefeito Veneziano Vital do Rêgo entregou, na noite desta quarta-feira, 31, a última etapa das obras de reforma e ampliação da maternidade, que incluíram novas enfermarias, laboratório, refeitório, uma unidade transfusional e uma praça. A solenidade foi aberta com a diretora do ISEA, a médica Francimar Ramos, que descreveu a emoção de falar sobre a maternidade, onde atua há 27 anos como ginecologista e obstetra. “Tenho orgulho de estar à frente da direção e de fazer parte desta história há quase 30 anos”, disse.
O deputado estadual Guilherme Almeida, neto de Elpidio de Almeida, falou em nome da família e agradeceu a homenagem feita ao ex-prefeito, além de contar um pouco da trajetória política do avó. Elpídio de Almeida, que era médico, inaugurou em 5 de agosto de 1951 a maternidade, prédio imponente para a época, para atender às necessidades das mulheres de Campina Grande. À época chamada de Maternidade Municipal, em 1992 passou a se chamar Instituto de Saúde Elpídio de Almeida, uma homenagem ao ex-prefeito.
A secretária municipal de Saúde, Tatiana Medeiros, fez referência aos engenheiros Austro de França Costa, representado pelo filho Hamilton França, e Geraldino Duda, que estava presente, como muito importante para a história da construção da maternidade. Ela também citou que o ISEA encerrava a programação de entrega de obras para o mês de agosto, mas até o final do ano, outras serão entregues à população, como as unidades de saúde do Cinza, Malvinas, Pedreira, Nova Brasília, Plínio Lemos e a UPA (Unidade de Pronto-Atendimento)
O ex-diretor do ISEA, Metuselá Agra, assim como todos os demais colaboradores que hoje trabalham na maternidade, foram citados pelo prefeito Veneziano Vital, que falou da alegria de estar entregando as obras justamente durante as comemorações dos 60 anos de inauguração da maternidade, onde foram investidos R$ 3,6 milhões. Em seguida, todos os presentes assistiram a um documentário intitulado “O ISEA ontem e hoje”, com imagens desde a construção da maternidade até os dias de hoje, quando são oferecidos mais de 50 serviços.
Placas comemorativas dos 60 anos do ISEA também foram entregues em homenagem a pessoas que fizeram e fazem parte da história da maternidade. Depois, a fita foi cortada, entregando oficialmente as obras ao público e os convidados puderam conhecer as novas instalações da maternidade. A solenidade foi encerrada com um bolo e “Parabéns pra você!” pelos 60 anos do ISEA.
Também compareceram o chefe de Gabinete do Prefeito, Ivaldo Morais, a primeira-dama do município, Ana Cláudia Nóbrega Vital do Rêgo, os vereadores Rodolfo Rodrigues e Cassiano Pascoal, Alexandre Carneiro, representando o senador Vital do Rêgo Filho, além de funcionários e ex-funcionários da maternidade e parentes de ex-diretores que hoje dão nomes a alas da maternidade.
PB Agora
com Assessoria
O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado George Morais (União Brasil),…
Candidato oficial de Arthur Lira (PP-AL) na disputa pela sucessão da presidência da Câmara, o…
O futuro diretor-superintendente da PB Saúde revelou ser contra a implantação da escala 12 por…
Em entrevista nesta quarta-feira (27), a deputada estadual Jane Panta (PL), que também é a…
Horas depois de ser reeleito ontem (26), por antecipação e unanimidade, o presidente da Assembleia…
O concurso para Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias da Capital…