Categorias: Saúde

Verão: especialistas alertam sobre cuidados com a pele

PUBLICIDADE

Muito se fala dos cuidados com a pele sob a exposição à luz solar no verão — e com razão. Mas, em tempos de confinamento, é preciso chamar atenção também para as ameaças que incidem sobre a pele em ambientes fechados. Os dermatologistas são taxativos: é indispensável o uso de protetor solar até dentro de casa, pois mesmo a luz dos celulares pode causar danos à pele. Vendo essa situação as dermatologistas Esther Palitot e Mayara Nascimento dão dicas de como proteger a pela neste verão com pandemia.

Aparelhos como celulares, TVs e computadores também lançam a chamada luz visível, termo que abrange toda luz que podemos ver a olho nu. Para a dermatologista Mayara Nascimento, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a pandemia nos deixou mais expostos à claridade irradiada por equipamentos eletrônicos. “Já se sabia que esse tipo de luz está muito relacionado ao envelhecimento precoce da pele e ao surgimento de manchas. Mais recentemente, no início de 2019, um grande estudo comprovou que ele também está associado ao surgimento de câncer de pele. Além de usar o protetor solar por 100% do tempo, é preciso hidratar a nossa pele com a ingestão de líquidos e uso de hidratantes. No verão, nossa pele e nosso cabelo também tendem a ficar bastante ressecados”, diz a especialista.

A especialista alerta ainda para o uso excessivo de álcool gel sob o sol da estação, outro perigo para a pele ocasionado pela pandemia. A combinação entre álcool e calor pode ser muito arriscada, lembra ela. Uma paciente sua chegou a ter uma queimadura significativa após passar um pouco do produto na mão e em seguida ir cozinhar.

“Devido às altas temperaturas, é muito comum o aumento do suor e oleosidade da pele, podendo desencadear ou agravar essas doenças em decorrência do excesso de calor. A insolação pode ocasionar tonturas e vômitos. Por isso, deve-se respeitar os horários indicados ao banho de sol. Quem tem animais domésticos, deve manter o remédio de verme sempre em dia e recolher suas fezes em locais públicos”, comentou Esther Palitot.

A demertologista recomenda, ainda, cuidado redobrado no manuseio de frutas cítricas quando estiver exposta ao sol. “O mais prudente é evitar as frutas cítricas, principalmente o limão, pois elas liberam uma substância que em contato com a luz solar provoca queimaduras na pele”, alertou. Em relação aos cuidados com a pele, recomenda-se o uso de hidratante e filtro solar apropriados para a idade e tipo de pele. É preciso evitar a exposição excessiva ao sol e, em horários inadequados, ingerir bastante líquido, além de utilizar acessórios que ajudem na proteção, como chapéu, óculos de sol e roupas leves.

Confira mais dicas das dermatologistas:
USE PROTETOR SOLAR
O uso do protetor é indispensável, seja dentro ou fora de casa. O produto deve ter um fator de proteção solar (FPS) maior que 30 — se for menor, a proteção é insuficiente. Se estiver fora de casa, reaplique o protetor a cada três horas ou a cada mergulho, sem limpar a aplicação anterior. Se estiver em casa, basta aplicar uma vez de manhã e outra à tarde.

FIQUE ATENTO ÀS MEDIDAS
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a distribuição de protetor solar pelo corpo deve ser feita da seguinte maneira: uma colher de chá para a região do rosto, cabeça e pescoço; uma colher de chá para cada braço; duas colheres de chá para o tronco e para as costas; e duas colheres de chá para cada perna. Não se esqueça de passar o protetor na orelha, onde são comuns casos de câncer de pele.

MÁSCARA NÃO PROTEGE
Se tiver de sair para trabalhar, passe o protetor solar em todo o rosto, mesmo nas regiões que ficarão cobertas pela máscara facial. A razão disso é que, ao contrário do que muita gente pensa, o item oferece proteção insuficiente. Segundo Mayara Nascimento, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a máscara tem um FPS de apenas 6, muito abaixo do mínimo para evitar o câncer de pele.

HIDRATE-SE
No verão, nossa pele também fica ressecada. Por isso, é necessário beber muito líquido, como água e sucos, além de usar hidratantes para a pele e para o cabelo. Também é recomendável o uso de produtos que contenham antioxidantes na composição, para combater o efeito oxidativo da radiação na pele. Não se esqueça de usar o protetor labial.

CONSIDERE PRODUTOS MULTIFUNCIONAIS
Existem no mercado produtos como hidratantes, cremes anti-idade e outros itens cosméticos que contêm fator de proteção solar. Se tiver condições, considere comprá-los. Embora não substituam o protetor solar, eles ajudam na garantia de saúde para a pele.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Parlamentar defende rodízio na liderança da base do governador João Azevêdo na ALPB; deputado Chico Mendes é o atual líder

A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…

24 de novembro de 2024

Semana começa com mais de 800 oportunidades de emprego em municípios paraibanos; confira!

A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…

24 de novembro de 2024

Fique atento! Primeira parcela do seu 13º salário deve ser paga até sexta-feira

Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…

24 de novembro de 2024

Padrasto é suspeito de esfaquear enteada de 18 anos dentro de casa, em João Pessoa

Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…

24 de novembro de 2024

Programa ‘Eu Posso’, da PMJP, abre novas inscrições com créditos de até R$ 15 mil; saiba como aderir

Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…

24 de novembro de 2024

João Pessoa terá programação de Natal pela primeira vez no Parque das Três Ruas

A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…

24 de novembro de 2024