Vigilância Sanitária alerta para os cuidados ao comprar ou consumir comidas de milho

PUBLICIDADE

Com a chegada das festas juninas, as pessoas começam a consumir mais pratos típicos da região Nordeste, em especial as comidas derivadas de milho, mais presentes no comércio alimentício neste período. Porém, é importante ter alguns cuidados no momento de comprar e comer esses alimentos. Por isso, a Vigilância Sanitária de João Pessoa orienta a população sobre como evitar o consumo de comida estragada.

De acordo com Nicole Agra, engenheira de alimentos da Vigilância Sanitária de João Pessoa, antes de comprar comida de milho, em qualquer local, deve-se prestar atenção às características do produto. “Observar cor, textura, odor e aparência no geral, além da data de validade, pois é obrigatório constar essa informação para o consumidor”, explicou.

A engenheira de alimentos também destaca alguns cuidados específicos na hora da compra do milho. “Nas espigas de milho, especificamente, é importante observar se tem pontos de mofo e, caso tenha, não comprar”, alertou. Ela ainda alertou sobre o milho cozido vendido nas ruas e a água em que é preparado. “A temperatura da água deve estar acima de 60°C. Estando nessas condições, não será prejudicial ao milho. No entanto, se não estiver nessas condições, o máximo que o alimento pode ficar para ser consumido sem risco é seis horas”, ressaltou.

O armazenamento dos alimentos também deve ser adequado para não prejudicar a qualidade da comida. “O milho deve ser armazenado em local fresco e seco. Já produtos como canjica, pamonha e manguzá devem ser mantidos em refrigeração”, afirmou Nicole Agra.

Por fim, a profissional orientou que, independente da data de validade do alimento, é fundamental avaliar as características organolépticas do produto, como cor, odor, aparência e textura. “Pois essas características só serão mantidas se as condições de armazenamento no local de venda forem adequadas”, concluiu.

Fiscalizações – A Vigilância Sanitária de João Pessoa realiza fiscalizações periódicas nos estabelecimentos de comércio de produtos alimentícios, especialmente em período festivo, observando as áreas externa e interna dos locais, armazenamento e manipulação dos alimentos, além da higiene dos trabalhadores e do ambiente. Durante as visitas, os inspetores também orientam os funcionários do estabelecimento sobre o acondicionamento, manuseio e preparo dos alimentos.

Disque Denúncia – Se o cliente perceber algum tipo de irregularidade no estabelecimento deve entrar em contato com a Vigilância Sanitária através do Disque Denúncia. Os telefones são 0800-281-4020 ou 3214-7956. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Atendimento médico – Em caso de infecção por algum alimento contaminado, o cidadão pode ser atendido em uma das quatro unidades de pronto atendimento da Capital (UPA Oceania, UPA Valentina, UPA Cruz das Armas e UPA Bancários), que atendem casos de urgência e emergência 24 horas por dia.

 

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Inicia hoje os pagamentos do benefício Pé-de-Meia; veja o cronograma

Os pagamentos da próxima parcela do benefício Pé-de-Meia, no valor de R$ 200, começam hoje…

25 de novembro de 2024

Mulher denuncia homem por suspeita de envenenamento na cidade de Bayeux

Foi registrado ontem (24), na 6ª Delegacia Distrital, em Santa Rita, uma tentativa de envenenamento.…

25 de novembro de 2024

Veículo com sete ocupantes tomba, deixa feridos e paralisa trecho da BR-230 na PB

Um acidente do tipo tombamento foi registrado por volta das 17h de ontem (24) na…

25 de novembro de 2024

Fim da escala 6X1: Especialista paraibano avalia prejuízos da PEC para o setor produtivo: “Estamos competindo com o mundo”

A polêmica em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim…

25 de novembro de 2024

Campina Grande e João Pessoa estão entre as 100 cidades brasileiras com melhor educação no Brasil

O estudo Desafios da Gestão Municipal (DGM) divulgado neste domingo pelo Instagram especializado em economia…

25 de novembro de 2024

Parlamentar defende rodízio na liderança da base do governador João Azevêdo na ALPB; deputado Chico Mendes é o atual líder

A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…

24 de novembro de 2024