Vítimas de violência sexual e doméstica contam com atendimento multiprofissional oferecido no Instituto Cândida Vargas

PUBLICIDADE

A violência contra a mulher ainda é um problema fortemente enraizado no mundo e as vítimas precisam de uma assistência. Em João Pessoa, para as mulheres que sofreram violência sexual e/ou doméstica, o Instituto Cândida Vargas (ICV) oferece atendimento multiprofissional e humanizado com médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos, além de trabalho em parceria com a polícia, conselhos tutelares e outros órgãos.

O serviço oferecido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ampara a mulher num momento traumático, que gera consequências severas e devastadoras tanto para o físico quanto para o mental, em curto e longo prazos. “Oferecer um acolhimento profissional e capacitado a essa mulher é fundamental, mas acima de tudo, o serviço precisa ser discreto e humanizado para que não fragilize e traumatize ainda mais essa vítima”, explicou a coordenadora de Psicologia do ICV, Poliana Dantas.

Em caso de violência sexual, o atendimento deve acontecer em até 72h, de acordo com o que preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS), e toda assistência prestada segue um protocolo instituído pelo MS. Caso a vítima busque o serviço após as 72h, ela será atendida da mesma forma, mudando apenas os protocolos a serem realizados.

Esse atendimento em até 72h é garantido pela Lei nº 12.845/2013. No ICV, a usuária receberá toda a assistência clínica, social e psicológica, além de ter acesso à informação sobre seus direitos legais e sobre os serviços sanitários disponíveis na rede pública.

Protocolo – Inicialmente, a paciente realizará todos os exames e receberá os medicamentos que compõem o kit de assistência, como a realização de teste de gravidez, exames de VDRL, TGO, TGP, hemograma completo, testes para diagnóstico de hepatites, Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis, anticoncepção de emergência e outros procedimentos que sejam necessários.

“Quando menores, entramos em contato com o conselho tutelar e as vítimas maiores de idade, buscamos o Centro de Referência, caso ela precise de apoio jurídico, psicológico e social também”, disse Liane Guerra Gusmão, coordenadora do Serviço Social do ICV.

Caso a vítima seja criança, será atendida no ICV desde que tenha tido a menarca (primeira menstruação). Se não tiver havido a menarca, a criança ou adolescente será atendida no Hospital Infantil Arlinda Marques. Já em casos da vítima ser do sexo masculino, o atendimento será realizado no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena.

Impactos na saúde mental – “As consequências da violência sexual são inúmeras para as vítimas. Entre as físicas imediatas estão a gravidez, infecções do aparelho reprodutivo e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Em longo prazo, as vítimas podem desenvolver distúrbios na esfera da sexualidade, apresentando ainda maior vulnerabilidade para sintomas psiquiátricos, principalmente depressão, pânico, tentativa de suicídio e dependência de substâncias psicoativas”, explicou Poliana Dantas, coordenadora de Psicologia.

Preservando a vítima – Mesmo atuando em parceria com órgãos de defesa, o atendimento na maternidade para as vítimas de violência acontece também por demanda espontânea, bastando que a vítima procure diretamente a unidade hospitalar. No local, a usuária será encaminhada ao atendimento imediato e reservado, onde todo o processo acontecerá de forma sigilosa.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Família de vítima anuncia recompensa de mil dólares para quem localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …

25 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…

25 de novembro de 2024

Fique em Dia com a Cagepa: negociação de débitos entra na última semana

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…

25 de novembro de 2024

Aberto período de renovação de matrículas para alunos veteranos em escolas municipais de JP

A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…

25 de novembro de 2024

Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP

Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…

25 de novembro de 2024